quarta-feira, novembro 22, 2006

O sorriso e a Felicidade


Atravessando os portões da minha base, em um domingo a noite, depois de mais um dia de trabalho com a Palavra, fui saudada com uma linda e contagiante risada, que permeou todo o sítio onde eu moro, arrancando também um delicioso sorriso meu.
Era o sorriso de uma criança, do meu pequeno príncipe, que brincava com seus amiguinhos..
O sorriso do meu filho tem um poder sobre mim, parece q ele atravessa meus ouvidos, invade a minha mente, se mistura com a minha alma, e não importa o momento ou a circunstância que estou vivendo, ele me lembra o quanto sou feliz!
Há tempos atrás, quando ele era bem pequenino, com letrinhas tortas, escreveu algo assim:
“ Ser feliz é ser alegre...
Porque a chave da porta do mundo dos amigos está escondida no sorriso de cada pessoa”

Foi a coisa mais linda que eu já li na vida! (rs ele é meu filho...) mas não pude concordar.
Busquei dele uma interpretação:
“_ Ué, mãe, porque vc esta sorrindo, então é feliz”

Tentei mudar a frase de lugar:
Estar sorrindo é ser feliz” e discordei.
Ser sorridente é estar feliz” piorou...
Estar feliz é estar sorrindo” definitivamente não.

Descobri que não posso fazer uma ligação de sorriso e felicidade, não usando verbos ser ou estar.
O riso pode estar carregado de tantas coisas..hipocrisia, falta de verdade, orgulho.
Alguns sorrisos escondem sensualidade, tristezas profundas, até loucura!

Não se mente sobre felicidade, porque ela não depende de manifestações...
A alegria, essa sim, comumente depende do riso, por isso é transitória, enquanto a felicidade, eterna...
Um homem muito sábio, que possuiu mais do que precisava, disse assim sobre o riso:
“Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza” (Pv 14:13)
“Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração” Ec 7:3

Alguns sorrisos são irônicos, como o se Sarai..
E o que dizer do riso dos que zombam? Como os soldados de Jesus, ou os meninos atacados por Ursas, no caso de Eliseu? Zombaria existe pra produzir riso. Alguns sorrisos humilham...

Sorrir é uma capacidade humana, por isso muitas vezes é tão infiel à verdade.
A alegria é expressa por ele, por isso muitas vezes é tão infiel à verdade.
Enquanto sorrir é uma capacidade humana, a felicidade é uma graça divina.
Não concordo com a idéia transitória intrínseca no verbo estar quando referindo-se à felicidade: “Estou feliz”

Jesus vai ensinar o que é felicidade, ela é “ventura”, e todas as Bem aventuranças provém dos princípios dEle, como relatou no sermão do monte, (Mt 5), e aqui, arrisco uma paráfrase:

Os Mais que Felizes:

(v 3) “Bem aventurados humildes de espírito, porque deles é o reino de Deus.”
Não depende do orgulho, depende de enxergar um mundo superior
(v 4) “Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados”
Não depende de sorrisos, depende da presença do Consolador.
(v 5) “Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”
Não depende de força bruta, depende da herança nEle.
(v 6) “Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos”
Não depende de fechar os olhos diante dos problemas do mundo, depende da abundança em nós daquele que é a própria Justiça.
(v 7) “Bem aventurados os misericordiosos, porque eles verão a Deus”
Não depende de justiça própria, depende de estender Graça.
(v 8) “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”
Depende de poder ver ao próprio Deus!!!
(v 9)
“Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”
Não depende de vencer uma guerra, depende da filiação em Cristo.
(v 10 e 11) “Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino do céu” “Bem aventurado sois, quando vos injuriares e vos perseguirem e, mentindo disserem todo mal contra vês por minha causa”
Não depende de ter paz no mundo, mas depende até mesmo de sofrer injúrias pelo Nome, como os apóstolos(At 5:41) que regozijaram por isso.
Depende da fidelidade à Verdade.

Felicidade e Verdade são uma só pessoa... é um “ser”, como o EU SOU, pleno, imutável, Deus é a felicidade! Sou feliz “nele,(...) no qual também fomos feitos herança” ( Ef 1:11)

Felicidade tinham Paulo e Silas, no cárcere...
Tem a ver com o contentamento de Paulo, é poder todas as coisas, naquele (Fl 4:13) cheio de uma alegria nele, só nele... (Fl 3:1e4)
Felicidade não depende de bênçãos, de tudo dar certo, não foi essa a proposta de Jesus.
Sua proposta foi a felicidade da liberdade, liberdade do medo e da vergonha, do jugo da escravidão que foi herança do pecado (Gl 5:1ª). Feliz pela consciência limpa, que foi limpa “não por mérito, por semelhança, por Imagem, por criação"” (citando Max)

Visto que a temos, felizes
somos.

Felicidade é a paz.. a paz que Jesus dá, não como o mundo dá (Jo 14:27)
Paz mesmo em meio à tristeza, onde parece impossível sorrir, como na despedida entre Ele e seus discípulos (Jo 13 a 18)
A expressão da felicidade brota da alma, algo que convence o mundo, como convenceram os mártires..
Sorrisos são expressões do corpo, matéria corruptível, muitas vezes não convencem nem a nós mesmos..
Estes são os sorrisos que provém do pecado, da bebida, dos momentos de leviandade, dos três dias no carnaval, e outras coisas que nem são pecado, são só prazeres transitórios.
O sorriso que provém do Senhor, de um coração alegre, que “aformoseia o rosto”, aquele que existe porque se é feliz, esse é que eu quero! Essa é a alegria que é a minha força! Que eu sorria sempre esses sorrisos!

Que meu sorriso esteja sempre submisso à verdade, assim como o do meu filho, naquela noite à toa... livre...
Que eu jamais submeta meu sorriso à sociedade, a sociedade é uma mentira, rasgamos um ventre a caímos nela, e nos é imposta uma vida cheia de “dependes de”, e, segundo a poesia do meu filho, sem o sorriso estaríamos todos trancados do lado de fora do “mundo dos amigos”!
Que Deus me livre do sorriso que busca aceitação, essa eu já tenho, desde quando nem dentes tinha.
Eu quero a felicidade de Estevão, que venham as pedras da sociedade! Quero a felicidade de ver Deus!

Que meu sorriso transmita a franqueza da alma resgatada das trevas para a maravilhosa luz de Cristo.
Que minhas lágrimas, que assim como o riso provém “ das mesmas fontes filosóficas da dor”(citando Augusto de Lima) sejam também, uma expressão corajosa de sinceridade, cheia de certeza de que, assim como o riso, são só emoções passageiras..

Neste dia (22/11) que me cobram risos, quero sorrir dormindo, mesmo que ninguém veja, nem eu saiba, que não dependa de mim, que seja proveniente de uma felicidade que não vai embora junto com coisas ou pessoas.. Felicidade que foi plantada no meu coração por escolha de Deus, e desabrochou no momento do “sim”, sim a Ele, firmando uma aliança feliz pra sempre!

Andreza Corbo